terça-feira, 13 de julho de 2010


Me flagrei falando nada com nada, na ânsia da muita informação que o cérebro não processava e que a boca não transmitia.
Pensei na conversa, mas não precisava de tanto, concordei no ato e me senti tão romântica quanto, em razão de toda a inocência que a palavra possa carregar. Ainda preciso reter mais idéias pra entender, se esse tal de "meu tempo" perdeu junto com os tais paradigmas o tão valorizado respeito. Mas, no entanto, o que se entende por respeito?

Segundo o dicionário Houaiss: Respeito s.m 1 sentimento que leva a tratar alguém ou algo com grande atenção 2 ponto de vista 3 referência

Ouso dizer que o sentindo também sofreu grande mutação juntamente com a sociedade atual, que hoje atende por consumista (o que, obviamente a faz jus) para atender, ou melhor, se adaptar ao "meu tempo". Se buscarmos cada dia mais a satisfação dos nossos sentidos e largamos mão de qualquer verdade universal que nos prive disso, por entender que aí está a felicidade, onde é que vamos parar afinal? Será que por guardar em mim tanto romantismo, por me apegar a tantas verdades eu não estaria impedido inconscientemente a evolução natural das coisas? Será que a falta de sentimento da minha parte QUE ME LEVA A TRATAR ALGUÉM OU ALGO COM GRANDE ATENÇÃO em relação a aqueles alienadores do povo, banalizadores das grandes instituições como família e casamento deveria cessar?

Minha atenção voltou-se novamente à conversa da roda. Acalmei o turbilhão de pensamentos sintentizando-os em uma frase simples: Não me imagino feliz dançando o créu.

4 comentários:

  1. existia, para gerações passadas...
    Nasci na época errada.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que essas gerações passadas que você "deveria" ter nascido são de um período antes mesmo de Cristo, pois já na bíblia, já havia divergência sobre a verdade. No contexto, Pilatos questiona Jesus sobre o que seria a verdade que ele tanto fala. Sem adentrar aos assuntos religiosos, existem diversas interpretações na omissão da resposta na bíblia, entre elas, a de que a verdade é subjetiva. (A passagem consta em João 18,38.... procurei mas encontrei! ahhahahaha)

    ResponderExcluir
  3. O verbo "existir" posto no passado (existia), representa algo que pereceu, foi refutado ou extinto.
    Verdade Universal por sua vez, é aquela que se aplica indiscriminadamente a tudo que existe, não admitindo portanto, afirmação em contrário. Tal que "se existia", não pode ser Universal ou tampouco absoluta, mas no máximo relativa e, se relativa, também transitória.

    A título de exemplo:

    Verdade -supostamente- Universal do cristão: "Deus é um Ser supremo, absoluto, inextirpável e inextinguível".

    Verdade -supostamente- Universal do ateu: "Deus não existe".

    Logo, o que acontece, é que você escolhe a interpretação que achar mais convincente acerca dessas circunstâncias que são dadas mesmo antes de você e as sustenta enquanto der.

    ResponderExcluir